quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Protesto

Martin Niëmoller:

"Eles começaram perseguindo os comunistas,
e eu não protestei, porque não era comunista.
Depois, vieram buscar os judeus,
e eu não protestei, porque não era judeu.
Depois ainda, vieram buscar os sindicalistas,
e eu não protestei, porque não era sindicalista.
Aí, vieram buscar os homossexuais,
e eu não protestei, porque não era homossexual.
Aí então, vieram buscar os ciganos,
e eu não protestei, porque não era cigano.
E depois, vieram buscar os imigrantes,
e eu não protestei, porque não era imigrante.
Depois, vieram me buscar.
E já não havia ninguém para protestar"

2 comentários:

Áurea disse...

Este texto deixa muito para pensar. É demasiadamente forte.
A primeira vez que o li e o comentei, pensei muito nele.
É verdadeiro
BJO

Sonia Schmorantz disse...

É um excelente texto, afinal quem não se envolve com os seus, depois também precisará e não terá com quem contar.
Beijos, boa semana