sábado, 30 de maio de 2009

Ainda Eric Carle

Claro que os "meus" meninos só podem gostar de Eric Carle. Além dele ser muito bom, apreciando eu os trabalhos dele como aprecio, só lhes poderia transmitir esse fascínio.

As crianças gostam de boas ilustrações, do ritmo e musicalidade das palavras, da imagética que existe nos livros, de se apropriarem deles sentindo-os seus, do momento em que deixa de ser necessáro o adulto embora, em muitos casos, continuem a apreciar a sua presença, mas em que sentem que LEEM o livro. Aí sim, desperta o gosto pela leitura. Começa a aventura literária!
Vejam um exemplo de como até as mais pequeninas ficam maravilhadas. É há tão poucos livros para meninos mais novinhos.

Esta á parte mais saborosa de quem edita um livro, o momento em que a criança se apropria dele.

Um docinho este menino!




Para perceber melhor o livro vejam Bill Martin a ler esta história," Brown Bear, Brown Bear, what do you see?" pois com este menino lindo a tarefa de compreensão está um pouco complicada :)

1 comentário:

Mauro disse...

Parece-me que o menino está a cantar a Canção do Alfabeto inglês (eu aprendi-a há muitos anos). Com muita mistura de letras, constantes regressos ao A mas é de facto enternecedor o fascínio do menino ao folhear o livro, o grau de pormenor de se certificar dde que não saltou qualquer página e o interesse e gosto em repetir a Canção do Alfabeto. :D