sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O 3 invertido em Sintra

Ainda? -perguntarão. Sim! Apenas porque escrevi na altura da polémica em torno da Maitê, que acreditava que o 3 invertido deveria ter a ver com a maçonaria e decidi que descobriria um pouco mais, a seu tempo.
Pois vou postar este texto que embora simples e sucinto ajuda a compreender um pouco mais sobre a questão de que falamos. Fica a ressalva de que este texto não é de minha autoria, nem de quem mo fez chegar por mail.

"Aqui vai a explicação do nº ao contrário em Sintra.
Se alguém aqui tem que se envergonhar, não somos nós...

Em Portugal, costuma dizer-se que a ignorância é a mãe do atrevimento.

Os eventuais amigos da dita, ou os que desfrutaram dos seus favores, façam lá chegar à (...) (Maitê) a ver se ela percebe que é muito mais estúpida que os seus (dela), antepassados lusitanos.
Mais estúpida e mais refinada... ou, como diria o Bocage, tão fina, tão fina, que até espeta

Sintra foi terra de Templários, Maçonaria, Priorados e Orgias. Ao que parece, o facto de o nº. se encontrar ao contrário era um sinal para pessoas de fora identificarem o local do culto secreto.

Já que está a ter tanta visibilidade (o vídeo da “profissional” Maitê Proença), seria bom lembrar que aquela porta pertence ao antigo Hotel Victor frequentado por Eças, Camilos, Ramalhos e outros grandes intelectuais do Séc.XIX e que, como é sabido, surge inclusivamente, retratado nos Maias. É também de recordar que quem o mandou construir foi o Victor Sasseti, dono do Hotel Bragança, em Lisboa, maçon e grande amigo de António Carvalho Monteiro e do Luigi Manini, que lhe fez o projecto do Cottage Sasseti, na encosta dos Mouros, agora propriedade da Câmara. Claro que o Sasseti pôs o número ao contrário de propósito!
Nesta «vilazinha» tudo tem certo espírito secreto. Pena a senhorita não arranjar ninguém que lhe explique a simbologia do três… em todos os seus aspectos…

O três invertido, tal como o triângulo invertido, representa o princípio masculino. O número três, como o cinco ou o sete, tem importantes conotações maçónicas (por exemplo, os três símbolos da Maçonaria são o Esquadro, Nível e o Fio de Prumo). Três são também as Graças, como se pode ver no painel da Regaleira. Já para não falar da triplicidade do tempo (passado, presente e o futuro) e de outras coisas que davam pano para mangas"

Sem comentários: