domingo, 1 de novembro de 2009

Jornadas do MEM- Movimento da Escola Moderna

Fui às Jornadas Pedagógicas na ESEL /CS e gostei imenso de ouvir um dos oradores, Américo Peças, fantástio como pedagogo e como ser humano, para além de ter conhecido uma colega com quem comunico há já algum tempo através do net.
Com tempo , tenciono postar sobre esta jornada. De momento é-me impossível. Ontem jornada e hoje sem quase levantar o rabo da cadeira e os dedos do computador.

2 comentários:

Licas disse...

Sempre segui este Movimento da Escola Moderna, iniciado ou pelo menos amplamente aplicado na Escola da Ponte pelo nosso colega Pacheco.
Agora estou de novo a observar os seus método, porque o colégio do JM tem como Director um fiem seguidor deste movimento.
Continuo a gostar, embora me questione da sua eficácia aquando da transição para o ensino tradicional.

Bom, mas como tudo está a evoluir, vamos acreditar que este método, que, volto a repetir, aprecio bastante tenha bons frutos

Leonor Lourenço disse...

Licas

Eu sou seguidora dos princípios e filosofia da Escola Moderna, o que não tem de obrigatoriamente me fazer seguir todas as suas práticas.
Mas de facto, partilho com eles importância que dão à democracia, RESPONSABILIZADA E PARTILHADA e cultivo-a diariamente com as minhas crianças. A autonomia que se permite paralelamete à noção da existência do outro não como obstáculo , mas enriquecimento.
À reflexão feita das actividades e das acções de si próprio e dos outros.. tudo isto são valores que trabalho om as minhas crianças.
No entanto, reservo-me o direito de adaptar este modelo aos grupos que vou tendo, às diversas realidades com que me vou deparando e objectivos que pretendo atingir.
De resto, gosto e faço por ampliar os meus conhecimentos de outras metodologias, tais como High-Scope e outros.
Quanto mais se conhece maior é a possibilidade de perceber o que é mais ajustado com a nossa realidade.
Não gosto de fundamentalismos no que quer que seja, na educação ainda mais...
Mas continuo a apreciar a filosofia da escola moderna e a ir às jornadas e sessões organizadas pelo MEM
Beijo Amiga e continue por aqui. Gosto ! Beijinho e que tal o livro? Já leram? Que acharam?