segunda-feira, 12 de outubro de 2009

1º Encontro Ibérico "Literatura Infantil e Interculturalidade"

Adorava ir, mas não se pode ir a todas...As faltas, as faltas...


«Este evento reúne a primeira edição do I Colóquio Ibérico “Literatura Infantil e Interculturalidade” e o III Simposium da Red de Universidades Lectoras, com a finalidade de reflectir sobre leitura, literatura infantil, interculturalidade e políticas culturais a elas associadas.
Ler é uma competência fundamental dos tempos modernos mas que sofre pressões de novos modos e meios. A literacia multimédia exigida às sociedades do conhecimento e da informação é substancialmente diferente da literacia Guttenberguiana, baseada no livro e na primazia da palavra.
Os novos tempos assim caracterizados ditam novas representações do que é ler e do que define a própria Literatura Infantil e exige de educadores e outros agentes culturais novas políticas de actuação.
"Divisão Digital “ é um termo proposto por Van Dijk (2006), para referir a concorrência do audiovisual com o tempo dedicado à leitura mas também o fosso que se tem cavado entre os que podem aceder a computadores e à Internet e os que não o podem fazer.»

VEr aqui
Retirado de Floresta de Leituras

Sem comentários: