sexta-feira, 10 de julho de 2009

Frida Kalho






Danita partilha comigo uma das minhas "paixões". Sou "vidrada" na vida e obra de Frida Kalho.
Frida nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução e não dizia a sua data correcta preferindo afirmar que tinha nascido em 1910 ano da revolução no seu país.
Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias.
Fantástica auto-retratista, não é à toa que Picasso se referiu a ela tecendo rasgados elogios por considerá-la a maior auto-retatista de todos os tempos.
Ainda quiseram enquadrá-la no surrealismo ao que ripostou afirmando: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade"
Sua vida foi tão dura que a última frase no seu diário e que foi escrita após ter contraído uma pneumonia em 1954 foi a seguinte: "Espero alegremente a saída - e espero
nunca mais voltar - Frida".

Fui muito sucinta pois sei que se não fizesse esse esforço ficaria aqui toda a noite a falar da sua vida e obra. Também quem já leu três livros sobre a sua vida e de seu marido Diego Rivera, tem imensos artigos dela só poderia ser assim...
Mas acontece que decidi que neste blog seria sucinta e evitaria grandes textos. Tento cumprir a palavra.
A minha viagem aó México continua adiada, porém o sonho acontece todos os dias e momentos que eu o decidir e isso... ninguém me pode tirar!



Trabalho de Danita

Sem comentários: