sexta-feira, 19 de junho de 2009

Hoje é mais receber...que dar

Acabei de assistir a uma conferência com o Doutor Laborinho Lúcio. É sempre enriquecedor escutá-lo. Para além de muito sabedor nas diversas áreas é extremamente humanista e com um grande sentido de cidadania e ética.

Decidi que hoje ficava por aqui.
Não vou postar nada e vou hoje ser mais vistante de meus blogues preferidos. Uma boa noite para todos.

2 comentários:

Carlos Pires disse...

No comentário que há pouco fiz a outro post seu, sugeri a possibilidade de as decisões dos tribunais e das comissões que avaliam casos de menores em risco serem negativamente influenciadas não apenas pela falta de tempo e pela displicência e incompetência de alguns, mas também por algumas ideologias.

Tem a certeza que o Laborinho Lúcio, ex. ministro da Justiça e pessoa com grandes responsabilidades na formação dos juízes (Centro de Estudos Judiciários, creio que que é o nome), promove uma abordagem rigorosa, realista e independente de ideologias preconcebidas sobre esse problema (para não falar sobre outros problemas da justiça portuguesa)?

Tem a certeza que o "humanismo" é sempre uma abordagem correcta em termos sociológicos, psicológicos, políticos e mesmo éticos?

Cumprimentos.

Leonor Lourenço disse...

Obrigada pelos seus comentários e pela sua visita a este meu espaço.

Tem toda a razão ao questionar-se sobre a certeza que tenha da realidade sobre a qual emito opinião. Não tenho.
Respondendo às suas duas mensagens em simultâneo: tenho muito poucas coisas como certas, mas uma das coisas que tenho como certa é a da verdade das minhas opiniões, emitida de acordo com os elementos que tenho no momento que as emito, passado o crivo de um juízo de valor que me permite afastar o que não me parecer verídico, plausível ou me pareça distorcido. Não é nisto que consistem as opiniões? :)
Quanto ao valor do humanismo, reitero a minha convicção: deve ser ele a iluminar todas as decisões que não sejam eminentemente técnicas. E os sentimentos, o apoio, a educação, o interesse superior de uma criança não se encaixa nesta última categoria.
Mais uma vez obrigada por ter comentado uma minha mensagem.
É do confronto de ideias que, dizem, nasce a luz! :)
Cumprimentos
Leonor