quarta-feira, 27 de maio de 2009

And the winner is...

Tal como todos os anos, quando chegamos ao terceiro período faço ao meus meninos a pergunta "sacramental":

- De todos os livros que viste, ou ouviste contar a sua história, qual foi a que mais gostaste?

Pois bem, depois de passarem pela nossa sala livros de autores como Max Velthuijs, Gianni Rodari, Anthony Brown, Alexis Tolstoi, Leo Lionni, e portugueses como Matilde Rosa Araújo, Sofia de Mello Breyner Anderson, Sílvia Alves, Vanda Furtado Marques e claro, o meu livro entre outros, o vencedor foi
Eric Carle
e em especial a sua "lagartinha muito comilona". Apesar de já ter 40 e poucos anos, continua a fascinar as crianças, com as suas pequenas alterações, mas que consegue permanecer no tempo com imensa actualidade.
O trabalho de Eric Carle é único e a sua dedicação ímpar. Pode ver a história aqui, bem como o modo como executa os seus trabalhos.



http://scholastic.com/bookfairs/books/hungrycaterpillar.swf">http://scholastic.com/bookfairs/books/hungrycaterpillar.swf

2 comentários:

Miz Lucas disse...

ADORO este livro!!

Leonor Lourenço disse...

É pena que este vídeo esteja tão pouco visível e não revele bem a beleza que é o livro com seus recortes e beleza cromática, com páginas que vão crescendo à medida que a lagartinha vai comendo cada vez mais alimentos e os frutos com buraquinhos que vão aparcendo à medida que esta passa.
Isso entusiasma muito as crianças e é desafiante, pois foge ao formato da maior parte dos livros. E já existe esta história há mais de 40 anos, por iesso Eric Carle ainda ser uma referência.