sábado, 6 de março de 2010

Para reflectir e agir - Quem educa, está de luto!



Os meus alunos têm 3, 4 e 5 anos. Na segunda-feira, dado a sua idade não irei abordar este assunto da forma como ele ocorreu, mas irei conversar sobre a necessidade de serem amigos e colaborarem uns com os outros, se auxiliarem bem como sobre os benefícios da PAz. Mas também sobre a necessidade de se irem defendendo e não permitir que lhes façam mal. Como? Isso no dia-a-dia, vamos trabalhando e cada vez com mais atenção e cuidado.
Vou sim, também fazer com eles um minuto de silêncio. Uns ficarão desconcertados, outros talvez sorrirão para o colega, mas estou certa que um ou outro não esquecerá este momento. Não pode ter sido em vão uma morte macabra e triste como esta.

MInha alma chora por ti Leandro

Quem educa, quem é pai, mãe, professor, educador... está de luto

Carta Aberta de 5 ONG de defesa dos direitos humanos sobre a morte do Leandro, 12 anos, vítima de bullying na escola
Ao Ministério da Educação, à Direcção Regional de Educação do Norte e ao Conselho Directivo da Escola E.B. 2,3 Luciano Cordeiro
A Amnistia Internacional – Portugal, a AMI – Assistência Médica Internacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Margens – Associação para a Intervenção em Exclusão Social e Comportamento Desviante e a OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, juntam-se para:

Publicamente manifestar:
- A sua sentida solidariedade com a família e amigos do Leandro, criança de 12 anos, que optou por pôr termo à sua vida devido ao espancamento repetido por dois colegas mais velhos da Escola E.B. 2,3 Luciano Cordeiro. - A sua indignação perante os factos que estão na origem de tão grave acontecimento e que, segundo familiares, já tinham tido lugar repetidas vezes, uma das quais originando internamento hospitalar do Leandro.

Publicamente instar:
- Os destinatários da presente carta a apurarem todas as responsabilidades por acção e por omissão na morte deste jovem e concomitantemente envolverem as autoridades policiais e judiciais.
Portugal, Estado parte da Declaração dos Direitos da Criança e da Convenção dos Direitos da Criança está comprometido a respeitar e garantir os Direitos das Crianças. Prescreve, designadamente, o n.º 3 do artigo 2.º da Convenção sobre os Direitos da Criança que “Os Estados Partes garantem que o funcionamento de instituições, serviços e estabelecimentos que têm crianças a seu cargo, assegurem que a sua protecção seja conforme às normas fixadas pelas autoridades competentes, nomeadamente nos domínios da segurança e da saúde, relativamente ao número e qualificação do seu pessoal, bem como quanto à existência de uma adequada fiscalização.”
Estamos perante um caso que, à luz do ordenamento jurídico nacional e internacional, tem que ser objecto de investigação objectiva e célere. A inacção e passividade dos responsáveis constituem uma grave violação de Direitos Humanos, em especial dos Direitos das Crianças.
As Organizações subscritoras, exigem o cumprimento das normas que protegem as crianças.
Para que tanto seja possível, reforçamos a importância da Educação para os Direitos Humanos na Escola, quer para os alunos, quer para os professores e restante comunidade escolar.
Convidamos todas as escolas do país a, na segunda-feira dia 8 às 11h00 da manhã a fazerem um minuto de silêncio em homenagem ao Leandro. Seja essa a ocasião para recordar a todos a gravidade deste tipo de situações. Acabar com elas é a melhor homenagem que se pode prestar ao Leandro e à sua família.
“Todas as grandes personagens começaram por ser crianças, mas poucas se recordam disso.”
Antoine de Saint-Exupéry
As organizações subscritoras:
Amnistia Internacional – Portugal
AMI – Assistência Médica Internacional
APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Margens – Associação para a Intervenção em Exclusão Social e Comportamento Desviante
OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento
Retirado do Profblog

6 comentários:

Hana disse...

Junto me a vc e a todos em seu luto querida, e minha gratidão pelo seu grito! Vou estar sempre por aqui empenhada em sua luta tbém! Minha imensa gratidão pelo seu blog fantástico!
com carinho Hana

Leonor Lourenço disse...

Obrigada Hana, venha sempre que queira que é um prazer "recebê-la" neste "meu-nosso" (de todos os que o visitam) cantinho :)

Presépio no Canal disse...

Que historia tao triste. Estou sem palavras. Beijinhos. A accap que vais levar a cabo com os teus meninos e muito bonita, Forca.

Leonor Lourenço disse...

Verdade amiga. O menino decidiu terminar com esse sofrimento atirando-se ao rio

Vanda Furtado Marques disse...

oBRIGADO LEONOR, ÉS UMA ALMA TÃO SENSÍVEL, AINDA BEM QUE ÉS MINHA AMIGA.
EU TAMBÉM SOFRO PROFUNDAMENTE COM ESTAS SITUAÇÕES.
uM GRANDE bEIJNHO.
vANDA

Jaime Martins disse...

Olá Leonor.
A minha revolta com este sistema de ensino passa também por aqui. Crianças fechadas tempos intermináveis numa sala de aula, sem tempo para serem aquilo que são: crianças. As energias avolumam-se, e são erradamente canalizadas. Calculo que o Leandro tenha sofrido muito para cometer o acto de desespero que cometeu... Pobre miúdo. Pobres todos os que fazem da escola campos de batalha, e de afirmação de personalidades deturpadas, doentes. Qualquer educador preocupado tem de estar de luto. Comungo esse luto.
Cumprimentos.